
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Giveaway day....

sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Socks from the old days/Meias de outros tempos...


Só por um instante tive estas meias na mão... a minha irmã entrou na minha casa na hora do almoço... disse, olha aqui o que a minha colega te emprestou.... e eu: Ah!!!! Oh!!!!!! Ai! Tenho de tirar foto.... e ela: Sim tira que tenho de as levar... eram do avô dela.... ok, foi assim: Rápido e doloroso... Bom, mas só por um instante!
Reparem: até tem a vermelho as iniciais!
I had these socks in my hands only for a few seconds... my sisiter came in my house at lunch time... said, look what my friend from work boroughed you... and I: Oh!!!! Ah!!!!! Oh! I must take a photo... and she said: yes!, take the photo because i must take them back... they were her grandfathers... and ok, that's how it was quick and painful! Good but only for an instante!
Can you see his monogram in red?
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Base do calcanhar - workshop de meias lição 4
(a base do calcanhar na meia corresponde exactamente ao pedaço castanho do chinelo da foto)A ultima fila era uma do direito MM
Estamos por isso do avesso: ML
fila 1: tricotar 16 ML tricotar 2juntas em ML, 1ML, virar
fila 2: 5 MM, matar uma malha à direita (assim), 1 MM, virar
fila 3: 6 ML, tricotar 2juntas em ML, 1ML virar
fila 4: 7MM, matar uma malha à direita, 1MM, virar
Continuar até que todas as agulhas estejam na agulha da esquerda
terça-feira, 24 de novembro de 2009
desintegrating....
fiz esta boneca no 8º ano, talvez com 13 anos... e agora descubra que se está a desintegrar, será que posso fazer alguma coisa para a salvar????
Agulha em palheiro...

A semana passada recebi de presente umas agulhas de bamboo (obrigada Rosário). Desde que a Rosa me aconselhou agulhas de bamboo para meias, tenho vindo a substituir as minhas agulhas metálicas e frias por agulhas de bamboo... pessoalmente acho que o meu trabalho fica favorecido, a malha corre mais facilmente e para além disso são mais bonitas e nem por isso assim tão mais caras.
Tal como as lãs de qualidade, cada vez mais acho que se estamos a investir tempo num trabalho feito á mão, vale a pena usar materiais e “ferramentas” de qualidade.
Com a prenda da semana passada, que de repente tornou aquelas agulhas mais especiais que todas as outras, mesmo as de Indian Rose que comprei ou as de Ebano (fantásticas), acho que já sei o que oferecer ás amigas crafters a partir de agora!... é que mesmo que já tenham muitas agulhas, como eu... nunca é demais!!!
Na foto, a nova “Tote de Agulhas” que fiz com um tecido especial que a Ana me ofereceu e que estava guardado para fazer algo para mim, e eu estava cansada de procurar agulha em palheiro! Esta para as agulhas altas, e tenho uma na calha para as de meia e crochet!
Last week i received as a gift a pair of bamboo needles (thanks Rosário). Since Rosa gave the hint of bamboo needles for sock knitting, i've been replacing my metalic and cold needles for these warm ones. I truly think my work turnes out much nicer, smoother, and these also make a kniiter happier... they are more beautiful and not actualy much more expensive.
Just as quality yarn, i think if we're investing time in a handmade project we should use quality material and “tools”.
With last weeks gift, which suddenly made these needles so special compared to even my indian rose or excellent Ebony, i think i know what to give my crafty friends from now on!... even if they have many, like myself... i can never have enough!!!
in the photo my new Needle TOTE i made with a special fabric Ana gave me and i was saving
for myself... this one for tall needles, and another just comming out for sock and crochet needles!
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Traseira do calcanhar/Heal Flap - workshop online de meias lição III
Atenção que estamos a iniciar uma carreira junto ao fio que marca o início do trabalho (gosto de usar o fio como marca de inicio das carreiras para não me perder e não ter de usar muitos marcadores (que ainda não colocámos)
No início da carreira, portanto, onde temos o fio do início da meia, tricotamos
15 malhas em MM; virar
A – Traseira de calcanhar em malha de meia (simples)
Fila 1- passar primeira Malha para a agulha da direita SEM tricotar(* ler nota)tricotamos 29 malhas MM, virar
Fila 2 (avesso)- passar 1ª malha para a agulha da direita, tricotar 29 malhas em ML
(atenção que na traseira do calcanhar viramos o trabalho tricotando do direito e do avesso)
repetir fila 1 e 2 até completar 30 filas (terminar com uma fila do lado direito)
B – Traseira de calcanhar em canelado simples
Fila 1 - passar primeira Malha para a agulha da direita SEM tricotar(* ler nota), 1 ML, 1 MM, 1 ML, 1 MM (repetir até ao final da carreira), virar
Fila 2 (avesso)- passar primeira Malha para a agulha da direita SEM tricotar(* ler nota), onde está meia tricoltar meia, onde liga, liga
Repetir filas 1 e 2 até completar 30 filas (terminando numa fila do direito)

C – Traseira de calcanhar em cós dois a dois
Fila 1 - passar primeira Malha para a agulha da direita SEM tricotar(* ler nota), 1 ML, 2 MM, 2 ML, 2 MM (repetir até ao final da carreira), virar
Fila 2 (avesso)- passar primeira Malha para a agulha da direita SEM tricotar(* ler nota), onde está meia tricoltar meia, onde liga, liga
Repetir filas 1 e 2 até completar 30 filas (terminando numa fila do direito)
Esta Opção D é muito paracecido com o calcanhar feito em canelado simples... mas na realidade do lado direito é tricotar uma MM, passar uma malha para a agulha da direita sem tricotar, repetir até ao final, e do lado do avesso, tricotar em ML...
*nota: quando tricotamos a traseira do calcanhar NUNCA tricotamos a primeira malha. Isto vai ajudar para que o trabalho fique direitinho, e tambem ajuda a criar uns pequenos elos que ajudam depois numa fase seguinte da meia.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
My crafty chaotic space?

This sweet girl always said that if she lived near buy she'd help me out... and i would think of her good advice every day... and also feel a bit envious of her house... just a little...
E devagarinho começei... a ficar melhor...
E depois eis que tive a ajuda desta menina... que veio passar um Sábado comigo, arregaçou as mangas... e eu nem vou tentar agradecer-lhe... nem tenho palavras... mas acredito mesmo que aprendi a lição, porque agora quando mexo numa coisa, faço questão de voltar a colocar tudo no seu lugar... e mais... este novo eu no domingo seguinte fez questão de arrumar também a marquise, com prateleiras e tudo... e ok... falta o resto... mas isto prova que há coisas em nós que conseguimos mudar... mesmo aos 40... mesmo se precisamos de “ a little help from our friends!”;
And slowly I bagan to get better...
And suddenly, i had help from this girl... she came over on a Saturday, pulled up her sleeves, and i won't even try to thank her, words are not enough... but i truly believe i have learned a lesson, beacuse now when i use something, i always go and put it back in place... and more.. the next Sunday i actually went to my “ “ and cleaned and tiddied it with shelves and everything... and ok fine... there's still a long path to follow, but it does proove that there are things in you that you CAN change, even at 40... even if we do need a “little help from your friends!”;
E então, hoje tenho o prazer de mostrar o caos em que eu agora trabalho...
Ha! gotcha!...
Pensavam que eu estava a brincar hem, quando andei desaparecida??? Shame on you!
há! gotcha!

p.s. Vou dedicar este post à minha querida Nokka, para o Abrantes (como consegues cozinhar na minha cozinha?)e a ti Paulinha, que te adoro, tipo “prenda de aniversário”!
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Workshop da meia (Cano)

O cano da meia, para uma meia em malha de Meia é tricotado em sempre em MM (malha meia) do direito, ou ML se trabalharmos sempre do avesso.
Depois de feito o cós, e sem aumentos, trabalhamos as malhas todas, neste caso 60 M em MM até a altura desejada.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Fan-Tabi
They do give you a fight! But in the end, it's so worth it! Ok, i really won't wear them, because i have this thing about flipflops and socks... but, who know.... maybe you like them???? or maybe i'll just keep them!quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Everyday little details
Talvez todos os dias passe pelas mesmas coisas e pessoas enquanto caminho para o emprego... mas, se estiver com atenção, todos os dias há um novo detalhe na casa da vizinha...quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Tricotar meias... vamos aprender?

Fazer meias é mais simples do que parece!
Em primeiro lugar temos de estar á vontade com tricotar... não estou a dizer que temos de saber todos os pontos, mas, temos de saber tricotar meia e liga.
O que precisamos: lã de meia (claro que podem experimentar com outras, mas acreditem que vale mesmo a pena comprar lã de meia); agulhas (já falo delas mais abaixo) marcadores (que tambem podem ser fios de lã de outra cor, ou clips) quando souberem fazer meias mesmo, deixarão de precisar dos marcadores.
O segundo passo é tricotar em circulo. Parece complicado e há quer o faça com as 5 agulhas, outros com 4 e anda há o tricotar com agulhas circulares (para meias são precisos 2 pares), mas pessoalmente gosto de tricotar com 5.
As circulares são óptimas para tricotar peças maiores, mas para meias dá mesmo jeito as agulhas serem pequenas (embora pareça que são muito pequenas vão ver que depois de se habituarem, tudo muda...
Gosto que as agulhas sejam de bamboo... as agulhas de bamboo deslizam melhor e como tenho tendência em apertar as malhas, acho sempre que as metálicas prendem as malhas.... ao longo do tempo tenho tentado substituir todas as minhas agulhas por agulhas de bamboo... compro na Retrosaria quase todas... também há em muitos outros sites, gosto do get knitted, mas os portes da Retrosaria são mais baratos para nós, cláro!
Para a maior parte das pessoas, 60 malhas fazem o tamanho ideal... mas... para mim tiro sempre 4 malhas (56) porque tenho a perna muito fininha:(
Para homens acrescento 4 (64);
Depois de se habituarem a fazer meias, vão ver que com a mesma regra podem fazer meias de todos os tamanhos e feitios...
Agora é avançar... sem medos... o pior que pode acontecer é precisarem de uma ajuda mais pessoal...
o passo seguinte é montar 60 malhas numa agulha. Podem ver como se faz no you tube ou Knitting Abreviations basta procurarem em CO (cast on);
Depois de montar as malhas na agulha, dividem (passando as malhas sem tricotar, pelas 4 agulhas (a 5ª é para trabalhar); exemplos aqui
e no YouTube
e juntando as agulhas em quadra, tendo em atenção que as malhas estão direitas, para o trabalho não ficar torcido, começam a tricotar uma meia e uma liga, ao redor, sempre tendo em atençao que em cada volta sobrepõe as malhas meia com as meia, e as liga com liga.
Pessolmente prefiro fazer o cós duas a duas... ou seja, duas meia, duas liga... mas é um assunto pessoal... o importante é que estão mesmo a começar, e vejam melhor como AQUI!
Façam isto mais ou menos durante 18 voltas... e depois venham cá ver num proximo post, como se faz o resto!
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Sockaholic....

Este fim de semana fui a Campo de Ourique e na Bulhosa, onde adoro ir, havia uma selecção excelente de livros de craft... Não me lembro de alguma vez ter encontrado assim 3 livros de meias, ou sequer um... á venda num lugar onde os pudesse desfolhar...
Fiquei apaixonada por este da foto, e é dos poucos livros que já vi onde apetece experimentar todos os esquemas... São esquemas complexos que exigem saber alguma coisa sobre tricot, mas hoje em dia, mesmo para quem não sabe eler esquemas, a internet é uma boa ajuda.... Mesmo a You Tube tem excelentes videos que demonstram como se fazem os pontos passo a passo, e se fizermos uma busca, é fácil encontrarmos ajudas. Pessoalmente gosto muito deste: Knitting Abreviations
Durante a semana que vem vou ensinar a Rita e a Inês a tricotar meias... vão ser uns serões bem passados...
Entretanto, não resisti a começar mais um par... do livro novo.
Estes projectos são todos inspirados em esquemas japoneses. O livro está em inglês, os esquemas são bem complicados, e são um bom desafio... Este esquema é o Fan-tabi... e é inspirado em leques...
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
The hat factory
Acho que com a emoção de ter ido à Viarco, nunca referi a Fabrica de Chapéus... e hoje, ao passar os olhos por algumas fotos, lembrei-me... passamos por todas as fases e o que mais gostei foi de ver a lã pura toda enrrolada em grandes rolos e a passar por um cilindro que depois formava uma espécie de batting... Eu que pensava que ninguém usava chapéu, pelo menos não pessoas suficientes para comprar todos aqueles chapéus que saíam de todas as mãos que trabalham ali... e eram muitos chapéus, alinhados enfiados uns nos outros, chapéus de abas largas, chapéus de cowboy...Mas os chapéus como eu mais gostava deles eram assim, como os da foto... que me fazem lembrar chapéus de duende...
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
domingo, 1 de novembro de 2009
Sunday sunday....
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
The travelling scarf...
Já tinha perdido a esperança de ter na mão o cachecol viajante...Mas hoje quando cheguei a casa, lá estava ele na caixa do correio!
Nem consigo explicar o quanto ele é importante para mim, foi através dele que eu conheci uma das minhas grandes amigas...
Penso que seria uma pena parar... por isso, quem quiser participar em tricota-lo... por favor envie um email para zeliamateusevora@yahoo.com
tenho a certeza que ele ficará ainda mais lindo e crescerão junto com ele histórias de mulheres entrelaçadas nas suas malhas...
Uma semana. Durante uma semana podem tê-lo, tricotar algumas filas, e reenviar... querem???
I had lost hope that i would ever put my hands on it again, but today when i got home, there it was in my mail box!
I can't begin to tell you what it means to me, since i found a great friend through it...
I think it woud be such a pitty to stop now, so if you wnat to take part in it, please send an email to zeliamateusevora@yahoo.com
i am sure it will become even lovelier and with it many stories will grow, stories of women weaved in it's meshes....
domingo, 25 de outubro de 2009
pink...
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Olívia no bairro....
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Organizar, organizar...
I'm pretty sure it's no secret, how far i am from being the perfect housewife.... but with a little help from a sepcial friend things will be different... i am the kind of person who believes i can make my own destiny... or give it a push... and now even with a drippy nose, i am stuffing things in boxes...
and hey, i feels nice to know where i left the scissors, for a change!








