quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Corpo em transformação

corpo em tranformação....


E aos 41 anos, embarco na minha segunda viagem na maternidade... se da primeira pensava que estava bem informada, hoje, considero-me uma nova mulher, consciente de que na primeira viagem não sabia nada... mais conhecedora de mim, do meu corpo em transformação, do cocktail de hormonas que o invade.

Ser doula tem-me proporcionado caminhar junto a mulheres grávidas de mão dada.... e que benção tem sido... este mês nasceram de algumas delas, três crianças de três partos felizes.... Mulheres que são o meu espelho, que me ensinam. Mulheres que aprendem que conseguem... que são capazes, que são mulheres, que as mulheres parem.

A cada dia que o meu corpo cresce, aninhando dentro outro corpo, outro bater de coração, a mulher/doula/mãe reaprende, a caminhar, a encontrar o seu novo ponto de equilíbrio... numa perspectiva que nem todos entendem, mas, que é a minha, e por isso, a que me faz crescer junto com o corpo que consente, porque a mente, consente.

And at 41 i travel my second trip in maternity... if the first time i thought i was well informed, today, i consider myself a new woman, aware of the fact that the first time aroundm i knew nothing... so much more aware of myself now, in my body in changing, in the hormone cocktail that invades it.

Being a doula has allowed me to walk alongside pregnant women, and what a blessing it has been... this month three of them birthed three children of happy births... women who are my mirror, who teach me. Women that learned they could do it... they are women, women give birth.

Each day my body grows, holding another body inside, another heartbeat, the woman/doula/mother learns all over again, to walk, to find her new balance.... in a perspective not all understand, but that is mine, and therefore, makes me grow, with my concenting body, because my mind concentes.

26 comentários:

LJ disse...

congratulations!! i'm happy for you and your family! all the best for a wonderful pregnancy and delivery!

rita disse...

que lindo, até me fizeste chorar :-)

Luísa disse...

Muitos Parabéns!
Que seja uma excelente segunda viagem!

Bjs

Marta disse...

Leio sempre e comento pouco mas não podia deixar de dar um enorme Parabéns!

The Art of Family disse...

Lovely, lovely photo - so beautiful! Congratulations!! xoxo

Chuva disse...

Agora estou toda emocionada, sabes?
É tão lindo e tu... és tão linda!
Amo-te muito!

Virgínia disse...

Um filho tão amado já mesmo antes de ser concebido vai ser um filho muito feliz. Parabéns aos pais e ao mano mais velho :)

Viva Viva Viva!!

Alexandra Macedo disse...

É realmente emocionante e a gravidez, quando assim desejada, é uma benção! Felicidades...

Julie Alvarez disse...

Such a beautiful big belly, already!
I am so happy for you, Zé...!

teresa disse...

Parabéns!
Teresa

Marta Mourão disse...

Que maravilha! Parabéns!

Michelle Marmelo Pedro disse...

Que texto tão lindo, Z.! :oD

Bjs!

mariazinha disse...

PARABENS .... Rainha!

Sophie disse...

Adorei. :-)
Beijinhos

Sandra disse...

Muitos, muito parabéns!
É sem dúvida das viagens mais fantásticas da nossa vida!
Muitas Felicidades!

Gabriela Marques disse...

Parabéns!
Embora não nos conheçamos hoje identifiquei-me com o lindo texto que escreveu. Tenho 42 anos e estou na 11ª semana de gravidez e por vezes fazem-me sentir que ter este filho pode ser um grande risco e eu sinto-me algo irresponsável por só pensar na felicidade que esta gravidez me trouxe e estar a ver tudo de uma forma muito positiva. Obrigada pelas palavras que escreveu.
Gabriela

zeliaevora disse...

Gabriela, não tenho o teu email.
Sabes que essas pessoas não sabem o que é irresponsabilidade, certo?
Um mulher madura, certamente sabe o que está a fazer. Um bebé dentro, a crescer, com amor... dentro dum corpo que o alimenta, que o acarinha. Estás feliz. As pessoas, não sabem lidar com isso. Mas tu sabes. És mãe. Agora, já és mãe! 11 semanas de bater de coração feliz! Parabens!

sara carvalho disse...

Linda... lindo... que bébé tão feliz! Parabéns bjinho

Susana Tavares disse...

eu entendo-te tão bem :) etás numa transformação maravilhosa e abençoada!
Bjs

Noémia disse...

Parabéns, pela vida que trazes em ti.
Que a viagem que iniciais agora seja longa e muito feliz! :)

Canela Cheia disse...

:)
és linda

vcs são lindos :)

Parabéns :)

c disse...

Olha q agora quase caí da cadeira com esta maravilhosa notícia :) :) Mas quase caí com um grande sorriso.
Fico tão, mas TÃO feliz.
Abraço muito grande...

Carla Guiomar disse...

Z, Mulher! És uma inspiração! Mulher de olhos de água, alma cheia de cores e barriga cheia de amor! Viva as novas viagens! Viva as transformações... do corpo e da consciência, que com ele caminha. Graças pela tua partilha! Abraço-te com alegria e emoção!
Carla Guiomar

Filomena disse...

Parabéns!

Débora disse...

Parabéns :)

Anónimo disse...

Descobri o seu blogue por acaso...também fui mãe de 3ª viagem á 3 meses...iniciei esta linda e tranquila viagem aos 41 anos, (fui mãe pela 1ª vez aos 22, e pela 2ª aos 29)...também recusei fazer amniocentese, a minha GO dizia que provavelmente o parto iria ser complicado por causa da idade...foi a gravidez mais tranquila e saudável que tive, e o parto mais rápido e fácil. Só não a tive em casa porque o meu companheiro não me apoiou, mas de qualquer modo quase tive o parto que desejei, pois a menina quase nasceu pelo caminho, não fui cortada nem anestesiada, tudo coisas que eu temia que me acontecessem. Desde que fiquei gravida que tudo foi lindo e bom, estou a amar amamentar novamente. Ser mãe aos 40 é muito tranquilo e fantástico...e a minha bebé é linda :O). Ficava o resto da tarde e descrever todas as sensações novas ( e ao mesmo tempo tão conhecidas). Um beijo grande ás duas!