quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Sr. Carteiro...



quem me conhece do Facebook, sabe que passo a vida à espera do carteiro. Faço disso piada, mas fico chateada se abro a caixa do correio e não está lá nada... não chateada, ligeiramente desiludida, como quando acabam as bolachas... Brinco. Chamo ao carteiro Aurélio, mas na realidade o carteiro nem se chama isso, há um carteiro que se chama Aurélio, mas há o Zé Luis, o Duarte, o Groba e o Grobinha, o Paulinho.... muitos... moro numa cidade pequena, e sei que na maior parte dos lugares, passamos pelo carteiro muitas vezes na rua e é um homem qualquer de farda e sem rosto.. Ontem fui aos correios reclamar porque estou certa que não passa o carteiro na minha rua há alguns dias. E é impossivel que eu não tenha correio, mesmo que sejam só contas... mas ter correio, todos os dias, é um direito meu. O correio, fica acumulado na estação, e eu sei que é porque não há carteiros suficientes. É redução de custos e todas essas coisas que o bláblá do noticiário nos diz todos os dias. E fico triste. E eu gosto muito da internet e de email... só acho que é simplesmente triste que um serviço que imagino eu, levou anos a conquistar a confiança das pessoas, e que as pessoas tinham todos os dias, de repente comece a ser uma coisa rara de dia sim dia não... Já ninguém manda cartas, só eu. >Sou uma romântica... aquela velha ideia do Express mail dos filmes de cowboys... ver homens a atravessar lugares desertos a fazer estafeta com uma missiva que era entregue o mais rápido possivel... mulheres que ficavam em casa a espera de notícias do companheiro, longe na guerra... namorar por carta... receber um postal duma amiga... depois o correio azul... mais rápido que uma simples carta... o tempo antes do email... sim, sou de antes desse tempo... o carteiro, qualquer dia não há! E a esse homem, breve breve esquecido, ninguém liga.. não lhe dão os devidos bons dias na rua... já não se lhe levanta o chapéu! >Se o homem a cavalo, homem não, SENHOR, ía ao frio e vento e chuva e calor, e sofria... abriu caminho a uma profissão a quem ninguém liga nenhuma mas que durante anos foi e ainda é, útil, importante e romantica... É esse mesmo homem, homem não, SENHOR, o Sr Carteiro, que ou vai de bicicleta ou a pé a empurrar um trolly, ou de sacola a tira-colo... á chuva ao vento, ao frio, ao calor... vai carregado, porque tem menos colegas e tem de dar mais voltas... e ao que parece, ás vezes, não consegue chegar a todo o lado, muito menos a tempo! Já lá vai o seu tempo? E é por isto, que eu gosto de correio, e do Sr Carteiro, chame-se ele como chamar! Não uso chapéu, mas levanto-lhe o meu “chapéu”, com esta carta!

5 comentários:

Cal disse...

Em Seattle tinhamos um carteiro super simpatico. Sempre o mesmo, salvo rara excepcao. Sempre dava os bons dias e conversava-mos um par de minutos sobre o tempo ou algo parecido. Quando o via-mos na rua, acenava e tocava a buzina que sempre tinha com ele se via que estava com a minha filha; era simpatico para os miudos. Usava sempre a tal buzina, sempre calcoes, inverno e verao, a nao ser que houve-se neve, e sempre, mas sempre um chapeu tipo safari, parte oficial do uniforme, muito engracado. Parecia um explorador! Temos saudades desse carteiro. O de agora raramente o vimos e certamente nao tem o mesmo carisma.

betinha disse...

Ainda escrevo cartas, ainda mando postais. Adoro receber correio e adoro ver o carteiro! :) Quando namorava, troquei com o meu marido mais de uma centena de cartas! Todas guardadas, para mais tarde recordar!! CTT 4ever :)

Paulo M. disse...

Ainda bem que existe pessoas como tu, que escrevem cartas destas, que nos aquecem o coração e nos tocam na alma. Vou levar esta carta e afixar nos correios, para que todos os carteiros a possam ler e se sintam orgulhosos pelo seu esforço diário.
Escreves com alma e de uma forma especial. Adorei a tua carta! Adorei o teu blog!

J. disse...

também gosto imenso de escrever cartas e postais e arranjo sempre um tempinho quando vou de férias para passear e escolher postais com fotografias giras para enviar :) adoro ir ao correio e adoro cruzar-me com o "meu" carteiro nas estradas de montanha apertadas que vao até minha casa. às vezes, quando vou a caminho do trabalho, ele diz-me para parar o carro porque tenho um correio registado e assim escuso de ter que ir levanta-lo aos correios ;)
se quiseres um postai diz ;)

Libelinha disse...

O meu carteiro também trocou =(
Há 5 anos que me "troquei" para cá e o Sr. Carteiro aqui é uma senhora. Em 5 anos já conheci 3 senhoras e esta última anda um pouco baralhada e troca as correspondências, dizem os vizinhos porque cá em casa tem chegado tudo direitinho =)

Ainda me lembro da primeira, que com a minha chegada aqui a casa a caixa de correio passou a ser bem movimentada. Em dois meses já me chamava pelo nome e sabia que a campainha nem sempre se ouvia na parte de trás da casa e insistia com a buzina da sua acelera. Fazia-me sentir bem vinda naquela rua onde ainda mal conhecia os vizinhos. Fiquei triste quando vi que tinham trocado a "minha" Sra. Carteira, que encontrei mais tarde num concelho vizinho... Que me comprimentou com um grande sorriso e tratando-me pelo nome. Conversámos um pouco e fiquei a saber que a tinham enviado para ali porque estavam a reduzir o pessoal no posto dos CTT onde antes trabalhava.

Fiquei triste, via-se que ela gostava do local onde antes estava colocada. Conhecia bem as pessoas e tinha gosto de entregar o correio. Quantas vezes me mandava para na rua porque tinha uma "encomenda" para mim. =)
A última, cruzei-me com ela á porta de casa e se não estendesse a mão para pegar no correio... Tinha-o colocado na caixa e balbuciou um "bom dia" em resposta ao meu =|

E o comentário já vai longo... Um bem haja a todos os "Aurélios" atenciosos e eficiêntes =)